O panetone, um pão doce recheado com frutas cristalizadas, é apreciado ao longo do ano por muitos. No entanto, para aqueles que enfrentam a doença celíaca, a presença do glúten nessa iguaria pode ser um desafio.
A doença celíaca é uma condição autoimune na qual o consumo de glúten, uma proteína encontrada em trigo, cevada e centeio, desencadeia uma resposta inflamatória prejudicial no organismo.
Pacientes celíacos precisam aderir estritamente a uma dieta sem glúten para evitar danos ao revestimento do intestino delgado e os sintomas gastrointestinais que a doença pode causar. É por isso que o panetone tradicional, cheio de glúten, torna-se um desafio para aqueles com doença celíaca.
Felizmente, a culinária sem glúten evoluiu e oferece uma solução deliciosa: o panetone sem glúten e sem açúcar.
Descubra como é possível desfrutar dessa delícia sem comprometer a saúde. Saiba como essa iguaria pode ser apreciada por todos, tornando as opções sem glúten uma escolha saborosa e inclusiva em qualquer época do ano.
Ingredientes:
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1/2 xícara de fécula de batata
- 1/2 xícara de açúcar de coco
- 1 colher de chá de goma xantana
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1/2 colher de chá de sal
- 3 ovos
- 1/4 de xícara de óleo vegetal
- 1/2 xícara de leite sem lactose ou leite vegetal
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1/2 xícara de frutas cristalizadas (verifique se são sem glúten)
- 1/2 xícara de uvas-passas
Instruções:
1. Misture a farinha de arroz, o amido de milho, a fécula de batata, o açúcar, a goma xantana, o fermento biológico seco e o sal em uma tigela.
2. Em outra tigela, bata os ovos, o óleo, o leite sem lactose (ou leite vegetal) e a essência de baunilha.
3. Despeje os ingredientes líquidos na panificadora e, em seguida, adicione os ingredientes secos por cima.
4. Ligue a panificadora no ciclo de massa, se disponível. Caso contrário, você pode usar o ciclo de pão e interrompê-lo após a primeira fase de amassar e antes da fase de cozimento.
5. Após a massa ter descansado e crescido, adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas. Deixe a máquina continuar o ciclo até o final.
6. Retire o panetone da panificadora e deixe esfriar antes de servir.
Lembre-se de sempre verificar se todos os ingredientes são sem glúten para evitar contaminação cruzada. Aproveite o seu panetone sem glúten!
Nutri Michelle Enes
Comentarios